quarta-feira, 21 de março de 2012

A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA VII - AMILTON COSTA

Desta vez vamos fazer uma viagem até o nordeste brasileiro, mais precisamente à belíssima capital do Estado do Ceará, a nossa querida Fortaleza, onde fomos encontrar o nosso colega e amigo virtual, Dr. Amilton Costa que se enquadra perfeitamente nesta série que mostra as outras qualificaçoes do Cirurgião Dentista, além das atividades relacionadas à sua profissão.


O nosso personagem de hoje é cirurgião-dentista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em continuidade à carrreira universitária, optou por fazer especialização em Saúde Pública, e logo em seguida mestrado em Saúde da Família, e procurou unir a prática com o trabalho na Estratégia de Saúde da Família e a teoria pelo lado acadêmico com pesquisas e docência, tornando-se então professor universitário.
Porém, durante todo o tempo dedicado à profissão, nunca deixou de realizar atendimentos, sempre em consultórios públicos, embora no início tenha trabalhado em consultórios particulares, mas decididamente, segundo a sua ótica, as políticas públicas instigam a olhar diferente para a Odontologia e entender que, precisamos, enquanto cirurgiões-dentistas, trabalharmos para reorientar o modelo de atenção pautado no individual e curativo, para ações de promoção da saúde, trabalho interdisciplinar, e ancorado nas bases do SUS.
Amilton conta que a sua escolha pela odontologia aconteceu muito por acaso, já que na época não se identificava com a proposta do curso, achava tudo muito limitado e a sensação de ficar trancado num consultório o angustiava. Mas escolheu na última hora, na hora mesmo de fazer o pagamento da taxa de inscrição do vestibular, e nada foi planejado, simplesmente ouviu sua voz interior, naquela hora, e escolheu Odontologia. "É muito complicado você colocar nas mãos de um adolescente uma escolha que poderá mudar sua vida, para melhor ou não. Nos primeiros semestres de aula até passou pela minha cabeça desistir de tudo, mas logo um mundo de possibilidades foi se descortinando na minha frente, e vi que eu não precisaria ficar trancado num consultório,  foi quando encontrei a Saúde Bucal Coletiva, e toda uma infinidade de caminhos a serem percorridos com pesquisa, projetos na área social, etc." diz Amilton.
Porém a sua natureza de gostar de escrever e contar histórias, levou-a a enveredar pelos caminhos da literatura. Assim, por conta da infinidade de personagens que cruzavam seu caminho, muitas vezes logo ao chegar em casa começava a escrever imediatamente porque provavelmente mais tarde nem ele mesmo acreditaria no que acabara de acontecer. Criou, então o Blog De Boca Aberta, que mais tarde o inspiraria a lançar um livro.
Aí nasceu o livro "De Boca Aberta" publicado pela editora Clube dos Autores, com uma coletânea de histórias de vidas e experiências que ouviu e viveu dos pacientes que sentaram na cadeira odontológica durante todo este tempo, nas mais diferentes cidades. São dez anos de muitas histórias que realmente aconteceram, sendo apenas fictícios os nomes dos personagens.
Diz Amilton sobre o livro: "Costumo dizer que todos os personagens me marcaram profundamente. O livro também é parte de minha vida, foi através deles, dos pacientes, que aprendi a ouvir mais as pessoas, a desenvolver minha paciência e entender que ali, na minha frente, existe um ser humano que possui uma trajetória muitas vezes negligenciada por inúmeras iniquidades. A história de Carlos que foi abandonado e sofria violência familiar serve de exemplo, não somente para todos os cirurgiões-dentistas, mas, enfim, para todos os profissionais de saúde, para que olhem além do número, além da doença, e enxerguem ali na sua frente, um ser humano, uma vida cheia de possibilidades. E enxergar a saúde bucal como parte inerente às condições sociais, culturais, econômicas, políticas e espirituais nos abre a possibilidade de ver além da boca."

Enfim,  meus amigos e seguidores, trata-se de mais uma grande experiência de vida de um Cirurgião Dentista que encontrou no relacionamento com os seus pacientes, um grande motivo para se tornar um escritor!

Conheça a sua obra: De Boca Aberta


2 comentários:

  1. Parabéns pelo espaço, e pela oportunidade de compartilhar um pouco de minha experiência. Acredito, são espaços como este que contribuem para fazer da Odontologia muito mais do que uma profissão definida por especialidades e honorários, mas por construções coletivas, pautadas na ética e no respeito ao próximo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma grande honra para mim divulgar os dons artísticos de colegas que extrapolam as suas ações como Cirurgiões- Dentistas. Parabéns a você, Amiltom por ser um exemplo para a classe odontológica!

      Excluir