domingo, 29 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA VALORIZAÇÃO DO TSB E ASB - PARTE 2

Na PRÉ-CONPA promovida pelo CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo o envolvimento de Cirurgiões Dentistas Formadores através da presença da Dra. Maria Regina Amorim, Dra. Lusiane Borges e a minha foi fator importante nos trabalhos realizados juntamente com Auxiliares e Técnicas em Saúde Bucal representantes de algumas cidade do Estado. Da nossa região, Baixada Santista estiveram presentes e marcaram ativamente a sua participação as TSBs Camila Campos Lutz, Elizabeth Gomes da Silva, Roberta Jorge Chad e a ASB Heloisa Helena Viviani que colaboraram de forma positiva no processo de discussão, apresentação e aprovação de propostas que foram incorporadas ao documento-base de debates da 4ª CONPA.
 
A 4ª CONPA foi também um momento muito importante na minha carreira dedicada aos Profissionais Auxiliares em Odontologia, onde tive a oportunidade de representar a APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, e que foi o marco inicial para abertura de novo espaço para os profissionais acima citados, onde me pude me envolver com centenas ASBs, TSBs e TPDs  de vários estados brasileiros ávidos pela participação direta na construção de  seu futuro.

 
Não devo deixar de citar, ainda a Dra. Samara Valencio, Cirurgiã Dentista Coordenadora dos Cursos de Capacitação ASB e Formação em TSB da ABO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA - SEÇÃO MATO GROSSO, também presente na Conferência e sempre defendendo as categorias técnica e auxiliar.
 
 
Vale ressaltar também extrema dedicação do Dr. Luciano Eloi, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais que, além de organizar várias PRÉ CONPAs no seu estado, defendeu com vigor, propostas favoráveis aos ASBs e TSBs na plenária em Brasília.


Importante dizer, que, perante a várias consultas que recebi de responsáveis por cerimônias de formatura de Técnicos em Saúde Bucal de vários estados brasileiros a cerca de símbolo oficial para o anel de formatura, aproveitei o ensejo para entregar pessoalmente ao Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, Presidente do Conselho Federal de Odontologia, um projeto do Símbolo Oficial do Técnico em Saúde Bucal.


Nesse mesmo evento o Dr. Claudio Miyake e Dr. Marco Manfredini, respectivamente Presidente e Secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo me fizeram o convite para apresentar um projeto para a criação da Comissão de Ensino de ASB e TSB com a missão de criar mecanismos para normatizar e  fiscalizar os cursos autorizados pelo CROSP.
 
 

Projeto apresentado, os conselheiros deliberaram nos sentido de ampliar o quadro da Câmara Técnica de ASB e TSB para o  qual a Dra. Regina Amorim, a TSB Camila Campos e eu fomos nomeados com a missão de assumirmos junto com os outros membros as atribuições da Câmara além de nos responsabilizarmos de forma integrada pelas atribuições da Comissão de Ensino. No dia 15 de janeiro de 2014, o Dr. Marco Manfredini coordenou uma reunião extraordinária na qual fez uma exposição sobre as alterações promovidas na Câmara Técnica e nos apresentou, Maria Regina, Camila Campos e eu como membros titulares para somar com os antigos membros sendo que a mim caberia ainda a função de interlocução com a plenária do Conselho. 


Posteriormente os Cirurgiões Dentistas Rogério Spínola  e Julie Martins da Escola Técnica Professor Makiguti;  Lusiane Borges da Biológica Consultoria em Saúde e Jaqueline Alves da ETSUS pela sua grande experiência no ensino técnico foram incorporados como Membros Colaboradores para atuarem juntamente com as Técnicas em Saúde Bucal num verdadeiro Trabalho em Equipe para alavancar as ações da Câmara Técnica e da própria APATESB numa mobilização conjunta nunca vista antes na busca da valorização desses atores sociais da saúde.

A importância dessa simbiose foi comprovada durante a realização da Reunião Especial da Câmara Técnica durante o Seminário pela Valorização da Odontologia promovido pelo CROSP ao final de abril de 2014, onde os CDs tiveram uma participação efetiva e decisiva somando com os TSBs e ASBs  presentes, para o sucesso dos debates e deliberação das propostas que foram incluídas no Pacto de Valorização da Odontologia.

 
 

 
CONTINUA EM PRÓXIMO CAPÍTULO

 


 
 
 
 

sábado, 28 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO DENTISTA NA VALORIZAÇÃO DO ASB E TSB - PARTE 1

É inegável que, após o advento da Lei Nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008 que veio regulamentar as profissões de Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal, o espaço para esses profissionais, começou a expandir-se, que por sua vez recaiu na exigência da implementação e incremento de cursos de capacitação e formação altamente eficientes na preparação técnico-científica dos aspirantes a conquistar esse novo espaço.
Nesse ponto a figura do Cirurgião Dentista formador tornou-se essencial no processo educacional  dirigido aos alunos que ingressaram nesses cursos.

Paralelamente ao desenvolvimento de  capacitação pedagógica dos Cirurgiões Dentistas para exercerem a nobre função no ensino técnico, vários deles começaram também a se preocupar com a organização da categoria técnica e auxiliar no sentido de iniciarem um processo em conjunto relacionado à busca da valorização dessas profissões e respectivos profissionais, com a preocupação de consolidar a importância de sua atuação no setor público e privado.

Assim, a multiplicação de escolas capacitadoras e formadoras refletiu-se também na experiência de contribuir com os alunos e formandos para a necessidade de sua presença no mercado de trabalho odontológico público e privado, atuando como uma peça importantíssima e imprescindível no trabalho em equipe como forma de potencializar as ações do CD na resolução dos problemas de saúde bucal da população brasileira

.
 
A minha inserção como docente nos cursos de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal e Formação em Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Prótese Dentária, me fez enxergar a necessidade de levantar a bandeira de apoiar os movimentos profissionais da categoria, juntamente com Maria Regina da Silva Amorim, Coordenadora dos Cursos Técnicos do Instituto Educacional Lupe Picasso de Santos/SP e APCD/Regional de Santos e passei a me dedicar integralmente a oferecer respaldo aos alunos e profissionais já formados  no sentido da busca da valorização tão sonhada.

Em minhas aulas e palestras sempre preguei a necessidade de se integrarem a uma associação de classe específica ou de entidades odontológicas (de Cirurgiões Dentistas) que se preocupam com a necessidade de incorporação do ASB e TSB em atividades classistas. Em vista disso como estou radicado no Estado de São Paulo, procurei sempre estimular os alunos e novos profissionais que se formavam, a se incorporarem ao quadro associativo da APATESB - Associação Paulista de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal para, inclusive alavancar as ações dessa entidade. Em cursos e palestras em eventos em outros estados, faço questão, também, de motivar os participantes a se dedicarem ativamente às associações e sindicatos da categoria.
 
Paralelamente a isso, sempre com o intuito de conquistar novos espaços para a categoria, o meu trabalho centra-se na necessidade de promover movimentos que beneficiam os ASBs e TSBs. Foi por conta desse fato, que em 2011, juntamente com a participação direta da amiga Regina Amorim já mencionada neste texto e outros mestres dos cursos de Santos, e com o grande incentivo do Dr. Braz Antunes Mattos Neto, então presidente da ACDbs - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, conseguimos, de forma inédita, criar o Departamento de Apoio ao ASB e TSB nessa entidade, que se tornou responsável pela promoção de dezenas de eventos relacionados à Educação Continuada para os alunos e profissionais em exercício. Com essa atitude, todos foram contemplados com ótimos cursos e palestras ministrado por grandes Mestres da Área, como Rogério Spínola, Fernanda Rodrigues, Marina Montenegro Rojas, Marcus Vinicius Grigoletto, Danielle Palácio e tantos outros da mesma estirpe. 
 
 
O trabalho foi coroado em maio de 2013 com a realização do 2º ENAT - Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal durante o 16º CIOLP - Congresso Interacional de Odontologia do Litoral Paulista realizado em Santos/SP, quando durante dois dias inteiros, participantes de vários estados brasileiros foram contemplados com uma grade científica de excelente qualidade cuja Palestra de Abertura esteve a cargo do Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal/Ministério da Saúde. O evento abriu ainda as suas portas para uma reunião paralela que teve o objetivo de reorganizar a ANATO - Associação Nacional dos Técnicos em Odontologia sob a responsabilidade da TSB Filomena Barros, de Brasília e contando com a TSB Socorro de Moraes do Estado do Pará, Evelise Klein, do Rio Grande do Sul, Shirlei Maria de Goiás além das representantes do Estado de São Paulo.
 
Assim, a cidade de Santos através do Instituto Educacional Lupe Picasso, APCD Regional de Santos e a Comissão Organizadora do !6º CIOLP acolheram tão importantes representantes da categoria para discutir aspectos essenciais à organização da classe e tomar decisões importantes como, por exemplo a proposta que foi apresentada ao Conselho Federal de Odontologia no sentido de determinar aos Conselhos Regionais de Odontologia a realização das PRÉ CONPAS Estaduais preparatórias à Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia.
 
CONTINUA EM PRÓXIMO CAPÍTULO
 
 



quarta-feira, 11 de junho de 2014

RODA DE CONVERSA: A VALORIZAÇÃO DO TÉCNICO E AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

No dia 29 de maio de 2014 aconteceu no auditório da ACDBS - Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD uma Roda de Conversa promovida pela Dra. Maria Regina da Silva Amorim Coordenadora dos Cursos de TSB do Instituto Educacional Lupe Picasso e ACDBS e pelo professor Edélcio Anselmo, docente dos referidos cursos. O evento serviu para reaproximar os alunos e ex-alunos dessas instituições com o objetivo de apresentar e debater os últimos acontecimentos relativos às profissões de apoio ao Cirurgião Dentista em níveis estadual e nacional.
A primeira apresentação esteve a cargo do professor Edélcio Anselmo, ocasião em que explanou aos presentes as atribuições da Câmara Técnica de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal, órgão de apoio do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.SB e TSB. A plateia tomou ciência da importância desse órgão para o desenvolvimento de ações ligadas à valorização do Pessoal Auxiliar em Odontologia.
A segunda expositora da noite foi a TSB Elizabeth Gomes da Silva que representou a Câmara Técnica no XII EPATESPO - Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico realizado em Piracicaba/São Paulo no mês de abril, apresentando uma síntese do evento que já foi objeto de outra postagem neste Blog. Elizabeth discorreu principalmente sobre o simpósio paralelo para ASBs e TSBs e a necessidade do envolvimento da categoria na evolução dessas profissões. Beth estimulou os profissionais e alunos que compareceram à reunião a participarem do processo de rediscussão das funções inerentes não só ao serviço público mas, também á iniciativa privada.

 
A TSB Camila Campos Lutz fechou o ciclo de apresentações da noite, abordando a sua experiência vivenciada no XXII ENATESPO - Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico cuja sede, neste ano foi a capital do Estado do Piauí, Terezina.
Camila, também representou a Câmara Técnica do CROSP, juntamente com a Secretária da Câmara, Teresa Martins Garcia Cordeiro, e, apesar de atuar em consultório privado, reconheceu a sua participação como uma experiência ímpar para agregar outros valores ao seu conhecimento, através da convivência com grandes personalidades defensoras do papel do pessoal auxiliar na busca da excelência no atendimento odontológico.

 

Grandes mestres como Paulo Capel Narvai, Marco Manfredini, Carlos Botazzo, Paulo Frazão, Ramsés Araújo, Carlos Henrique Zanetti, e ainda as TSBs Evelise Klein e Filomena Barros destaques na organização dos processos de valorização da categoria e outros fizeram parte desse universo de autoridades ao qual Camila se integrou totalmente.

A nossa representante, enfatizou a necessidade dos profissionais técnicos e auxiliares participarem desses eventos direcionados à Saúde Coletiva como forma de entenderem plenamente que o exercício pleno da odontologia passa pela integração com os serviços públicos de saúde onde se insere o Programa Brasil Sorridente como um amplo campo de trabalho para a inserção do Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal.

Ao final de sua exposição Camila deixou uma  mensagem marcante que exemplifica importância do trabalho com uma equipe altamente capacitada e integrada à multidisciplinaridade exigida pelo setor Saúde:



Em seguida a professora Maria Regina da Silva Amorim, estimulou o debate em torno do conteúdo da noite científica evocando a participação ativa de cada um dos presentes no sentido de deixarem o status de coadjuvantes e se tornarem protagonistas da história viva na busca da valorização profissional.


ASBs, TSBs e alunos participaram do debate contando as suas experiências já vivenciadas no trabalho e nos cursos, de forma a somarem exemplos de iniciativa e persistência na luta pelos seus ideais.

Saímos da Roda de Conversa certos de que a Baixada Santista se fará representar de maneira efetiva no Movimento de Valorização da Equipe Auxiliar da Odontologia.

 MOMENTOS DO DEBATE
 
 
 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

SES e ESP/MG capacitam técnicos de saúde bucal da SRS Coronel Fabriciano



Acontece na sede do Consórcio Intermunicipal da Região do Vale do Aço (Consaúde) o curso de formação do Técnico em Saúde Bucal (TSB), uma parceria entre a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), no seu componente Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB)/Núcleo de Atenção Primária em Saúde (NAPRIS) da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS/CF).
Com carga horária total de 1300 horas, os matriculados no curso estudam temas como o Contexto do trabalho em saúde no SUS (módulo I); a participação da organização do trabalho; planejamento das ações e prevenção de doenças bucais (módulo II); e a participação do controle e incidência das doenças bucais (módulo III).
De acordo comMaria Inês Soares Dias, referência técnica em saúde bucal da SRS Coronel Fabriciano, foi feito um levantamento para conhecer as demandas por esse profissional nas cidades que compõem a área de abrangência da SRS/CF. “O curso é uma parceria entre as SES e a ESP/MG que tem como objetivo suprir uma necessidade e melhorar a saúde bucal da população”, salienta.
O curso tem como docente coordenadora a profissional Ludmilla Resende, além da docente, Solange Faria Gusmão.
Curso
Os 35 alunos matriculados na turma têm encontros em sala de aula durante uma semana por mês, de 8h às 17h, onde debatem os temas propostos, conhecem mais sobre as teorias e trocam experiências com os colegas. Nas outras três semanas, o exercício é no próprio local de trabalho nos municípios, sob supervisão de um dentista capacitado pela Escola de Saúde Pública. O curso tem previsão de término em dezembro.
Por Roberto Bertozi
 
Fonte: saúde.mg.gov.br

terça-feira, 3 de junho de 2014

TIETÊ/SP CONCLUE SEGUNDA TURMA DO CURSO DE ASB

 
A cidade de Tietê no Estado de São Paulo concluiu mais uma turma do Curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal. Quem nos conta os detalhes é a Dra. Maria Fernanda Mussato, Coordenadora do Curso:
"No início eram 12 alunas matriculadas que aos poucos foram desistindo do curso e concluímos com apenas cinco alunas. Por um momento pensei que todas desistiriam e até chegaram a questionar se eu continuaria com poucas alunas e respondi que não importaria com quantas eu ficaria, mas que estaria disposta a dar o meu melhor para uma realidade nova...uma realidade que mostra que apesar de tantos monstros vigiando nosso sono, ainda se tem esperança e energia para alimentar novos sonhos; uma realidade que valoriza o ser humano como agente de transformação e mudança; uma realidade de aceitação do diferente, de compreensão das dificuldades, de auxílio às fraquezas e limitações".
 
 

Em razão do término do curso de Auxiliar em Saúde Bucal de Tietê, aconteceu no último dia 28 de maio o Juramento  ( lido pela aluna Carina) das cinco formandas : Alexsandra Bernardo da Silva; Carina Zanella Fernandes; Maria Ivanilza Costa; Rosana Aparecida Ferreira e Rosimeire dos Santos Cardoso. Em uma cerimônia simples, realizada em sala de aula, somente com a presença da professora Maria Fernanda Mussato e das alunas, foram proferidas palavras de carinho e  perseverança. Foi uma noite de emoção em que a oradora Rosimeire disse palavras de agradecimento em nome de todas, à professora e às  colegas. Nessa oportunidade assistimos a gravação do trabalho de Teatro de Fantoches: "Dentinhos Sem Bichinhos" que foi realizado com sucesso pelas alunas como trabalho de finalização de curso. 
 
 
 

Dra. Maria Fernanda uma profissional abnegada que transforma suas alunas em grandes amizades finaliza o seu relato com uma mensagem às alunas:



"Ousem. Ousem ao construir  seus futuros. Façam mais do que um dia pensaram que poderiam. Não se conformem com o mediano, sejam atrevidas como vocês se julgaram um dia ao investir nesse curso, indo além e muito mais longe que seus amigos ou familiares pensaram. E​​rgam novos horizontes e desbravem. Ajudem a construir uma profissão que valorize as pessoas pelo que são. Vocês me farão imensamente feliz se , se dedicarem  sinceramente em construir uma realidade melhor e um mundo melhor".
 
O Professor Edélcio Anselmo que teve o privilégio de conhecer essa profissional marcante e dedicada aos Profissionais Auxiliares em Odontologia e teve também a honra de ministrar uma palestra sobre o tema "Trabalho em Equipe" para a primeira turma de Tietê, saúda as formandas, desejando vida profissional coroada de sucesso  e abraça a amiga Maria Fernanda pelo respeito extremo à escolha que fez de levar avante um ideal, apesar de todos os obstáculos interpostos em sua caminhada.

Parabéns, Fernanda!

Parabéns, Formandas!

MOMENTOS DA SINGELA SOLENIDADE