quarta-feira, 11 de julho de 2012

REUNIÃO DO DAATSB ABORDA POLÍTICAS DE SAÚDE BUCAL

O Departamento de Apoio ao Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD, realizou na última terça-feira, 03 de julho, mais uma reunião coroada de pleno êxito com a participação de ASBs, TSBs, TPDs e ex-alunos dos cursos do Instituto Educacional Lupe Picasso e ACDBS.
Marcaram presença, ainda os Cirurgiões Dentistas Mauricio Rodrigues, Renata Freitas, Renata Ximenez e Sheila Oliveira Correa.
O evento foi recheado de depoimentos importantíssimos ao contar com a presença, entre os palestrantes da noite, do Dr. Paulo Alexandre Barbosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e Candidato à Prefeito Municipal de Santos, e de seu Assessor Especial,  Dr. Rogério Santos e, ainda, do Dr. Braz Antunes Mattos Neto, Presidente da ACDBS e Vereador à  Câmara Municipal de Santos.
Iniciando as atividades pautadas para a reunião, acolhi os participantes mostrando a importância do envolvimento dos profissionais que compoem a equipe que auxilia o cirurgião dentista, no processo de educação continuada como método de promover o aprimoramento técnico-científico e da necessidade de se constituírem em entidades classistas e sindicais como forma de viabilizar ações que se destinam à conquista da valorização profissional.

O Dr. Rogério Santos, como primeiro palestrante do evento, reportou-se à experiência que vivenciamos juntos na elaboração e execução de programas de saúde bucal coletiva voltados à população do município de Cubatão, na necessidade da incorporação do pessoal auxiliar e  no fomento de ações de saúde bucal na região metropolitana da baixada santista.


Por sua vez, o Dr. Braz abordou o seu envolvimento com a qualificação de recursos humanos auxiliares em odontologia, através do incentivo à criação do Curso de Capacitação  em Auxiliar de Consultório Dentário (antiga denominação do ASB) que teve início na sua primeira gestão como Presidente da ACDBS, sob a coordenação da Dra Maria Regina da Silva Amorim, a inclusão da nossa regional no projeto da APCD Central de implantação de Cursos de Formação de Técnicos em Higiene Dental  e do seu empenho e determinação na abertura de espaço para os ASBs, TSBs, TPDs e APDs dentro da estrutura da Associação o que resultou na criação do Departamento de Apoio ao Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal e do Departamento de Técnico em Prótese Dentária.
Ressaltou, ainda, o envolvimento da ACDBS na criação do Comitê Metropolitano de Saúde Bucal junto ao DRS - 4/Departamento Regional de Saúde de Santos, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do projeto principal desse Comitê, o planejamento de um Levantamento das Condições de Saúde Bucal nos nove municípios de nossa região.
Como vereador, Braz foi o autor da Lei que alterou as denominações de ACD - Auxiliar de Consultório Dentário para ASB - Auxiliar em Saúde Bucal e THD - Técnico em Higiene Dental para TSB - Técnico em Saúde Bucal no quadro funcional da Prefeirura de Santos.
Outra lei de autoria do Vereador Braz foi a que criou o Dia do ASB e TSB, também na Prefeitura de Santos e que é comemorado no dia 15 de outubro.
O Dr. Paulo Alexandre se valeu de 3 termos que caracteriza a sua estratégia de ação para o Plano de Govêrno de sua candidatura a Prefeito de Santos:
Cuidado - cuidar das pessoas humanísticamente, de forma a atender a todas as suas necessidades principalmente no tocante à educação e saúde.

Inovação - no planejamento, execução e controle de projetos voltados para a comunidade.

Avanço - melhorar o que está no caminho certo e avançar com novos projetos.


Falou ainda, da experiência adquirida em 3 pastas do Govêrno Estadual, como Secretáro Adjunto de Educação, Secretário de Desenvolvimento Social e mais recentemente como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, experiência essa que o credencia a assumir a Prefeitura de Santos.
Ressaltou a importância desse primeiro contato com os profissionais auxiliares da odontologia e do comprometimento em planejar ações para a sua valorização.
Ao final da reunião os ASBs e TSBs presentes manifestaram-se entusiasticamente pelo conteúdo da exposição dos palestrantes e agradeceram a oportunidade de dialogar com os 3 convidados e conhecer melhor o perfil do candidato à Prefeito de Santos, Dr. Paulo Alexandre, e do Dr. Braz, postulante, pela terceira vez consecutiva ao cargo de vereador de Santos.
A reunião terminou com um descontraído coffee-breack onde palestrantes e participantes confraternizaram-se entre si.
MOMENTOS DO EVENTO





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário