domingo, 1 de abril de 2012

ASB E TSB EM AÇÃO I - ROBERTA JORGE CHAD


Tive a oportunidade, nesta última sexta-feira (30/03/2012), de acompanhar uma ação coletiva de Educação em Saúde Bucal promovida pela Divisão de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão.
A atividade constou de uma palestra dirigida aos grupos prioritários de diabéticos e hipertensos cadastrados no Centro de Especialidades Odontológicas do município.
O mais importante é que a palestra foi montada e apresentada pela Técnica em Saúde Bucal Roberta Jorge Chad, ex-aluna do curso de Formação em TSB do Instituto Educacional Lupe Picasso e Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.
Roberta mostrou estar totalmente capacitada para exercer essa atribuição à ela destinada, ao apresentar um tema dos mais importantes para a promoção da saúde do cidadão com comprometimento de sua saúde através de duas doenças crônicas que interferem muito na qualidade de vida.


Discorrendo sobre os cuidados especiais de saúde para o portador de diabetes e hipertensão, Roberta esclareceu aos presentes, de forma simples, objetiva e didática quais as medidas preventivas específicas associadas a essa parcela da população.


A nossa personagem já pertencia ao quadro funcional da Divisão de Odontologia atuando como ASB, e, após a conclusão do Curso de TSB, passou a incorporar entre as suas funções a responsabilidade de promover atividades educativas com grupos fechados. Anteriormente ela já tinha ministrado palestra aos aspirantes do projeto Aprendiz do Futuro do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática - CAMP de Cubatão.

Já está em planejamento a implantação de um projeto piloto de educação em saúde bucal junto à Unidade de Saúde da Família da Vila Esperança, sob a responsabildade da TSB Roberta.
Esse projeto piloto servirá de modelo para outras USFs que gradativamente, desenvolverão as mesmas ações coletivas. Para isso a Prefeitura de Cubatão promoveu Concurso Público em que entre várias funções está incluída a de Técnico em Saúde Bucal.

É com muito orgulho que inicio esta série para divulgar o excelente trabalho de ex-alunas e outras profissionais que dignificam a categoria os Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal.

Parabéns, ROBERTA!

4 comentários:

  1. Obrigada professor por essas lindas palavras.
    Gosto muito do meu trabalho e faço de coração.
    Sempre! Sempre, muito entusiasmada para novos desafios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre assim, Roberta: entusiasmada,comprometida, estudiosa, ávida de sucesso, ousada, dedicada e amando a profissão escolhida. Subindo de degrau em degrau você alcançará o topo da escada!

      Excluir
  2. Roberta sempre dando um show de conhecimento. Parabens e sucesso sempre!

    ResponderExcluir