quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER E A ODONTOLOGIA

Mais uma vez, neste dia 8 de março de 2012, comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

Dentre todas as datas comemorativas, considero uma das mais importantes, pelo simples fato de a mulher, uma das obras mais divinas de Deus, já recebeu a incunbência da geração de todos os seres humanos do nosso planeta.
Por muitos séculos o seu único papel no mundo foi a gestação e a responsabilidade de cuidar de casa e da família, o que é um destaque, mas um papel muito limitado para esse ser iluminado por Deus.
Que me desculpe, onde esteja, o nosso querido Mário Lago, mas a personagem de Amélia, não cabe mais no teatro da vida da mulher.
Hoje, a mulher de verdade transcende os caminhos do recinto doméstico.
Não acha mais bonito passar fome ao nosso lado. Vai em busca do que comermos!
É um verdadeiro esteio da família moderna, e assim como o homem, assume a responsabilidade dividida em todos os campos sociais.
Tornou-se a grande protagonista da história atual!

Vejam os meus amigos e seguidores deste Blog, que hoje, nós, brasileiros, somos governados por uma mulher, na qual aliás eu não votei, mas, tenho que reconhecer o seu grande valor como gestora dos destinos deste país.
A Presidente Dilma vem surpreendendo muita gente contrária à sua eleição, na defesa da soberania do Brasil, como aconteceu recentemente em sua manifestação na Alemanha.


Mas, como este Blog é dedicado à odontologia, eu não poderia deixar de me referir à grande participação da mulher nessa área importante do desenvolvimento social, em vista da grande maioria de mulheres que dominam a profissão odontológica, não só no nível superior, mas, também no nível auxiliar e técnico.
Desde que passei a me dedicar aos cursos de capacitação e formação de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e agora de Técnicos em Prótese Dentária, venho percebendo que nos dois primeiros casos o domínio feminino é quase que total, e no último, numa profissão exercida primordialmente por homens, as mulheres vem ampliando a sua base de participação.


No meu município, Cubatão, além da Prefeita Marcia Rosa, que tem o professorado como profissão, a Secretária de Saúde é comandada por uma mulher, Rosana Grasso, enfermeira, e, melhor ainda, tem como Diretora de Atenção Básica uma Cirurgiã Dentista, Caroline Sierra, além da Divisão de Odontologia que tem Déborah Antiório e Marsia Patavino nas chefias dos serviços odontológicos ambulatorial e de procedimentos especializados e, ainda Débora Sueli, também Cirurgiã Dentista, como responsável pela educação continuada da Divisão de Atenção Básica.
À frente dos Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, a divisão de minhas responsabilidades é só com representantes do sexo feminino, onde Renata Freitas, entre outras, é minha  parceira inseparável, que vem demonstrando uma capacidade de criatividade e ação  incondicionais e que tem me ajudado a levar os nossos projetos a um alto grau de consecussão.


Recentemente, tivemos um exemplo da sua importância na saúde coletiva, quando tivemos a honra de receber em nossa associação a presença das Cirurgiãs Dentistas Fernanda Rodrigues, Camilia Fragata e Juliana Alves e a TSB Micheli Milan para apresentar o ótimo trabalho que a Equipe de Saúde Bucal da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina realiza no Programa Aprendendo com Saúde da Prefeitura de São Paulo, onde, é claro, a maioria dos membros da equipe é constituída por mulheres.


Enfim, que me desculpem os homens, mas, hoje as minha palavras são todas dedicadas àquela que é a razão do nosso viver: A MULHER!
E, como ficaria muito difícil eu nominar cada uma que representa condignamente a classe odontológica, em nome da minha amiga Maria Regina da Silva Amorim, Cirurgiã Dentista, Coordenadora dos Cursos de ASB, TSB e TPD da ACDBS e Instituto Educacional Lupe Picasso Do Bosco de Santos e, ainda em nome de minha esposa, Luciane do Carmo Silva Anselmo, Técnica de Serviço Odontológico da Prefeitura de Cubatão, eu quero aqui homenagear todas as profissionais do Brasil e do mundo inteiro, seja de nível superior, técnico ou auxiliar, que se dedicam à valorização da odontologia pública e privada.

Um grande abraço à todas as mulheres!

3 comentários:

  1. Muito bom!!! Oq seria do mundo sem as mulheres?? É um orgulho poder ver o qnto crescemos, o qnto lutamos, o qnto somos valorizadas ultimamente... esta vitória é nossa e espero q no dia de hj todas as mulheres sintam o qnto são queridas e importantes!! Parabéns p/ todas nós... hj é o nosso dia!!

    ResponderExcluir
  2. Camila Fragata Chicaro8 de março de 2012 às 19:42

    Prof! Obrigada por essa homenagem! É muito bom saber que pessoas como o Sr. valorizam a Mulher... a mulher mãe, esposa, profissional... Tenho orgulho de ser mulher... e fico feliz que cada vez mais vemos mulheres assumindo seu espaço no mundo... e tudo graças a nossa força, que difere da dos homem, para lutarmos e irmos em busca do nosso espaço... Parabéns para todas as mulheres!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito contente por ter sido escolhida para receber a homenagem, entre tantas mulheres importantes que fazem parte do seu convívio.
    Garanto para você que se tenho alcançado sucesso nos trabalhos que desenvolvo, muito se deve à nossa brilhante equipe, composta por pessoas importantes, e na qual você é o principal mentor.

    Bjs

    Maria Regina

    ResponderExcluir