segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Especialistas alertam para perigos que vêm da boca


Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o beijo na boca pode não ser tão inofensivo, prova disso é que através dele diversas doenças podem ser transmitidas, a exemplo da mononucleose, conhecida como doença do beijo, transmitida pela saliva.
Os sintomas são febres, dores na gengiva, ínguas no corpo, comprometimento do fígado e baço, entre outros. Os riscos são maiores se a pessoa apresentar lesões na região bucal e não fizer correta higiene.
De acordo com o cirurgião dentista, Moacyr Tadeu Rodrigues, uma simples cárie pode ser transmitida através da saliva. Nos casos mais graves, quando a cárie atinge a raiz do dente, as bactérias cariogênicas podem se difundir para o organismo evoluindo para o óbito do paciente. Doenças sexualmente transmissíveis e a gengivite (inflamação na gengiva causada por bactérias) são outras que podem ocorrer após um simples beijo ou contato da boca com o órgão sexual. O cirurgião dentista explicou que esses casos têm relação direta com doenças virais, especialmente causadas pelo Human Papilloma Viruses (HPV) através do sexo oral. A doença causada pelo HPV atinge a língua e os lábios e se manifesta com uma lesão semelhante a uma verruga.
O vírus do herpes também pode ser transmitido através da boca e contaminação do ar. ‘‘A manifestação do herpes está muito relacionada à imunidade do paciente’’, afirmou, ressaltando que a candidíase, causada por fungos, pode ser transmitida pela saliva. “Pessoas que usam prótese dentária têm predisposição à doença devido à umidade e possível acumulação de alimentos”.

Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário