sexta-feira, 3 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DO TSB NA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL


A importância do TSB na Equipe de Saúde Bucal.Com as grandes mudanças ocorridas na saúde coletiva, após a consolidação do Sistema Único de Saúde, as funções auxiliares em odontologia passaram a ter papel fundamental, tanto nas ações individuais quanto nas ações coletivas.
Por isso tornou-se necessária a instituição de cursos de capacitação dos recursos humanos necessários a preencher o quadro de necessidades de Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal a nível de serviços privados e, principalmente de serviços públicos de saúde, que se constituem hoje no maior campo de trabalho para essas funções, que, a partir de dezembro do ano a passado passaram ter o status de profissões regulamentadas pela Lei Federal nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008.
Nesse mister, a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista em parceria com o Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco - Santos, implantou em 2008 o Curso de Técnico em Saúde Bucal, cuja segunda turma encontra-se em andamento com a participação de 23 alunas, que ao seu final se qualificarão para se inscrever no Conselho Federal de Odontologia e obter o seu Registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, tornando-se aptas para ingressar no mercado de trabalho.
Com isso, a nossa região se inseriu no grupo seleto de municípos que já se integraram no movimento de expandir as chances de incorporar novas profissões na área de saúde.

2 comentários:

  1. Em 4 de julho passado, finalizei as aulas de "Biossegurança na Prática Odontológica" na segunda turma do curso de TSBs. Foi uma experiência singular! Já estou com saudades!!! A aprendizagem não é uma via de mão única. Meninas, tenham certeza, aprendi muito com vocês! As aulas de Biossegurança não se esgotam no curso. Atualizem-se, sempre!!!
    Boa sorte neste novo caminhar!
    Um grande beijo da amiga de hoje e sempre,

    ResponderExcluir
  2. você sempre um exemplo de inovação, perseverança, e é claro, muita sabedoria... PARABENS!!!!por isso eu e varios colegas temos em você um mestre. bjs

    ResponderExcluir